Otimizar o processo de desenvolvimento de aplicações com CodeIgniter ou outro framework é o que todo desenvolvedor procura, e nesse artigo você verá algumas dicas bem simples para ter um processo de desenvolvimento otimizado.
O CodeIgniter possui muitos recursos que são desconhecidos parcialmente ou até mesmo por completo por alguns usuários, e esses recursos podem otimizar, e muito, o processo de desenvolvimento de aplicações web.
Veja a seguir algumas dicas simples de como usar recursos nativos do CodeIgniter e o Composer para otimizar o processo de desenvolvimento.
1. Utilize os hooks para executar processos
Os hooks são uma ferramenta muito útil no CodeIgniter, pois com eles é possível criar estruturas de execução que vão ocorrer em momentos como:
- antes ou depois do carregamento da aplicação;
- antes ou depois do carregamento de um controller.
Como exemplo para aplicação de um hook, temos a validação de acesso a páginas e rotas em uma aplicação. Imagine que para acessar uma determinada rota da aplicação, o usuário precise estar autenticado, sendo assim, você teria que construir uma rotina para verificar a autenticação e chamar a execução dela logo na primeira linha do controller que responde pela rota.
Com um hook, você vai criar a rotina e definir o momento em que ela deve ser executada, sem ter que colocar esse código dentro de um controller. Com isso, você pode escalar essa verificação para todas as rotas de sua aplicação que precisem de autenticação, alterando o código em um único lugar.
2. Utilize os arquivos de configuração para definir informações que serão utilizadas repetidas vezes
É muito comum termos aplicações onde executamos os mesmos procedimentos repetidas vezes, e durante esses usos é necessário passar informações de configuração como por exemplo:
- tokens
- endereços de e-mail
- endpoints
Com os arquivos de configuração, você vai centralizar essas informações em um único local, e não será necessário ficar procurando todas as ocorrências de uso em diversos arquivos para poder atualizar essas configurações.
Veja alguns exemplos de quando utilizar arquivos de configuração:
- Na execução de rotinas de upload, onde é necessário definir configurações de tipo de arquivo permitido, local onde o arquivo será armazenado, limite do tamanho de arquivo, entre outros.
- Ao enviar e-mails em diversos pontos da aplicação, onde será necessário informar o e-mail do remetente, configurações de SMTP, títulos, mensagens padronizadas, entre outros.
- No acesso a APIs e Web Services, onde é necessário informar tokens, chaves de acesso, endpoints entre outro.
Os arquivos de configurações são úteis de diversas formas, e seu uso reduz grande parte de problemas com alteração de dados quando se muda o ambiente de desenvolvimento para produção ou mesmo quando se mudam os dados de configuração independente do ambiente.
3. Utilize o Composer para gerenciar pacotes
Muitos não sabem, mas o CodeIgniter é compatível com o Composer e o seu uso é muito útil. Dependendo da aplicação que você estiver desenvolvendo, pelo menos um pacote de terceiros você irá utilizar, e existem grandes chances desse pacote poder ser instalado através do Composer.
Ao instalar o pacote através do Composer, você não só irá manter o projeto organizado, como irá economizar tempo com:
- Upload dos arquivos dos pacotes para o servidor – caso tenha acesso SSH e possibilidade de instalação do Composer e execução de comandos -, pois você pode subir somente os arquivos da aplicação e executar um composer install ou composer update para obter/atualizar os pacotes diretamente no servidor;
- envio dos arquivos do projeto para outros integrantes da equipe, seja através de ferramenta de versionamento de código (git, svn, etc) ou mesmo anexo de e-mail, sem a necessidade de adicionar os pacotes, já que os outros integrantes poderão baixá-los em seus ambientes através do Composer.
Essas são apenas algumas dicas do que é possível fazer com o CodeIgniter para otimizar o processo de desenvolvimento.